Práticas Ambientais
Na PédeXumbo acreditamos que a demonstração e partilha de melhores práticas ambientais, sociais e económicas contribui para o desenvolvimento de uma consciência e de uma cultura mais sustentáveis – Carta de Compromisso Px.

A escala de proximidade do Entrudanças é facilitadora da adesão dos participantes a melhores práticas para um consumo e modos de vida mais sustentáveis.
Redução dos descartáveis

No Entrudanças procuramos reduzir o mais possível o uso de copos, pratos e talheres descartáveis, usando loiça reutilizável. Há canecas para cada participante poder usar durante o festival (evitando os copos de plástico descartados a cada utilização...). Obtenha a sua caneca no próprio festival, por empréstimo com caução. No final pode devolvê-la, reavendo o seu dinheiro. Ou traga a sua própria caneca de casa (capacidade até 20 cl, o material e a forma podem ser diversos).
Redução do desperdício de comida
No Entrudanças incentivamos a redução do desperdício alimentar através da dose certa, sensibilizando as pessoas para pedirem apenas a quantidade de comida que irão consumir, não a desperdiçando no prato. 
Sugestões para uma mobilidade mais sustentável
A partilha de carro/boleia ou a deslocação em transportes colectivos tem inúmeras vantagens, além das económicas e ambientais (como a redução de emissões gasosas e de energia consumida), também as sociais, por exemplo ficamos com mais tempo e disponibilidade para os outros e para apreciar o que nos rodeia. No Entrudanças tentamos lembrar estas opções e que são sobretudo uma questão de consciência, de motivação e de planeamento antecipado. 
Separação para reciclagem
A reciclagem é hoje um hábito que já ganhou lugar na consciência e no dia-a-dia de todos. No Entrudanças fazemos a separação de resíduos para reciclagem. Existem vários ecopontos para o efeito, no exterior e no interior, acessíveis a todos. Apelamos também ao civismo de cada um para evitar deitar lixo para o chão, ajudando a manter a vila limpa.
Cinzeiros como um hábito
Se fuma traga consigo o seu cinzeiro de bolso, ou compre um no festival. A ideia é criar esse hábito, para que as beatas tenham sempre um destino correcto – dentro e fora dos recintos. No Entrudanças também há cinzeiros de exterior para reduzir as beatas no chão. 
Sensibilizar para comprar o que é nosso
A PédeXumbo, sempre que possível, procura privilegiar os fornecedores locais, regionais e nacionais. No Entrudanças temos a oportunidade de consumir e comprar diversos produtos de produção local e regional (alimentos, refeições, artesanato).