O Festival

Água é tudo. É vida e alegria quando abunda. Tristeza e preocupação, quando escasseia ou inunda. A água desde sempre celebrada em cantos, rituais, celebrações, expressões artísticas e que será este ano o tema para a celebração de mais um Entrudanças.

Em 2018 o Entrudanças que decorre de 9 a 11 de fevereiro, na sua 15ª edição na simpática vila de Entradas, evoca a água numa festa que marca a mudança de ciclo, de transição, de preparação para a Primavera de mais um ano. Abracemos assim a festa do Entrudo como pretexto para comemorar a sua simbologia e a sua importância. Aproveitemos os três dias de festival para viver o Entrudo na planície alentejana com programação diversa onde a dança, a música, o cante e a gastronomia marcam presença. Aceitemos também o convite para viver e sentir estas celebrações no seio de uma comunidade que há muito recebe de braços abertos quem a visita para mais um Entrudanças.

Lado a lado, participando e vivendo a programação extensa, sintamos também as diferentes propostas artísticas nacionais e internacionais que transformam o festival num espaço de diálogo intercultural permanente. E cantemos em voz alta as músicas que desde tempos imemoriais, passando de geração em geração, celebram a água e nos ligam de forma incontornável à sua importância.


Se fores ao Alentejo
Não bebas em Castro Verde
Que as fontes cheiram a rosas
E a água não mata a sede 

Ó água que vais correndo
Mansamente vagarosa
Passa lá ao meu jardim
Rega-me lá uma rosa

Já chove, já está chovendo
Já correm os barranquinhos
Já os campos estão alegres
Já cantam os passarinhos 

Eu aprendi a cantar
Lavrando em terra molhada
Lá na solidão dos campos
Pensando em ti minha amada

Ó água que vais correndo
Para os lados do bem que adoro
Se não levas água avondo
Leva lágrimas que eu choro 

in Cancioneiro Tradicional