COMUNIDADE

O Entrudanças é um festival que se realiza há 9 anos na vila de Entradas, concelho de Castro Verde, na época de Carnaval.

Este festival tem como temática principal a música e a dança tradicional, integrando várias tradições do concelho, do país e do mundo.

Este projecto cresceu ao longo das edições, tendo o maior impacto sentido-se no envolvimento da comunidade. De há uns anos para cá alargaram-se as actividades do festival à população de Entradas e à comunidade escolar de algumas das freguesias rurais do concelho. Este investimento na população residente tem criado laços entre a organização do festival e na fixação do mesmo no Campo Branco.

Projecto “REIVENTAR O CARNAVAL: PARTIDAS E BRINCADEIRAS”

O projecto desenvolvido nas escolas tem tido como base de trabalho o tema escolhido para o Festival.

Nesta edição está-se a desenvolver o tema “Reinventar o Carnaval: As Partidas e Brincadeiras”, através da dança, expressão plástica e animação digital.

As actividades estão a ser desenvolvidas em três escolas do concelho de Castro Verde, Entradas, São Marcos da Atabueira e Castro Verde, envolvendo cerca de 70 crianças. Durante um mês e meio são desenvolvidas sessões com diferentes monitores externos às escola de forma a criar um trabalho que seja apresentado no primeiro dia do Festival.

Objectivos

Envolver a comunidade Escolar no Festival Entrudanças;

Transmitir e trabalhar tradições junto das crianças;

Promover actividades de dança, expressão plástica e animação digital nas escolas;

Dinamizar actividades que permitam o contacto intergeracional.

Actividades

OFICINA DE MÁSCARAS DE PAPEL, com o artista plástico Pedro Morais

As máscaras são acessórios acessório utilizados para diversos propósitos: lúdicos, religiosos, artísticos ou de natureza prática.

Para o projecto Entrudanças nas Escolas que tem como tema “Reinventar o Carnaval: As Partidas e Brincadeiras” faz todo o sentido inserir uma actividade à volta das mascaras pois ao envergar uma máscara existe, por um lado, a ocultação da verdadeira identidade que, no entanto, não é o único objectivo do uso da máscara, já que esta também revela, acabando por ser um veículo de libertação, ou seja, de catarse. É nesta libertação que vemos muitos dos actos realizados pelos mascarados, nomeadamente na folia que ocorre no Carnaval.

O mascarado assume-se então como uma entidade superior, que transgride os padrões, as regras e normas sociais, que faz o que bem lhe apetece como e quando lhe apetece, e esta transgressão pode ser entendida a par do nascimento de um eu novo – tenhamos também em atenção a altura em que estas festas ocorrem, que está intimamente ligada com a renovação do ano.

OFICINA DE ANIMAÇÃO DIGITAL, com o animador Cristiano Mourato

Numa época em que a tecnologia está presente em todas as nossas acções é importante juntá-la ao nosso dia-a-dia de forma saudável e prático.

Na oficina de animação digital as crianças poderão aprender e experimentar como se constrói um filme.

Sinopse: Pais, avós e filhos pregarão partidas durante a noite de Carnaval através da magia e das potencialidades do cinema de animação: movimentos incríveis e impossíveis de fazer na vida real.

Vem ser uma personagem de uma animação e explorar a cultura da tua terra.

OFICINA DE DANÇA DAS FITAS, com a monitora Marta Guerreiro

A dança está ligada ao Carnaval de antes e de agora. Com características diferentes ou não dança-se neste altura do ano em todos os pontos do país e do mundo.

No concelho de Castro Verde a Dança das Fitas foi em tempos uma dança carnavalesca, em que homens saiam à rua para angariar algum petisco enquanto se divertiam.

Agora em que esta dança já está esquecida para muitos levamos-la à escola para a voltar a descobrir.

BIGODES COMUNITÁRIOS

O Entrudanças enquanto projecto tem vindo a ganhar identidade própria.

Esta edição a imagem do festival é um bigode, que significa “Brincar o Carnaval” através da máscara, do encarnar uma nova personagem.

Para que muitos possam ter o seu próprio bigode vão estar à venda durante o Festival bigodes de todos as maneiras e feitios. É só escolher.

À semelhança do ano anterior o produto promocional será feito à mão com a ajuda de um grupo de mulheres da vila de Entradas. Os bigodes serão o resultado de tardes de costura com muita conversa, música e dança.