COMUNIDADE

Este ano, 2013, o Entrudanças marca a décima edição no Campo Branco.
Este festival que se conhece por acontecer na época do Carnaval, tem se destacado pelo trabalho desenvolvido com a comunidade local.
Esta edição volta-se a dedicar o mês que antecede o fim-de-semana de programação a um projeto em escolas do concelho e a atividades pontuais com a comunidade em geral.

O PASSO DOS BANDOS

O projeto que se está a desenvolver em 5 turmas do concelho de Castro Verde foi desenhado e dinamizado em colaboração com a PIA.
"A PIA - Projectos de Intervenção Artística, surge em Maio de 2002 em Pinhal Novo, concelho de Palmela, através do encontro de artistas de diversas áreas, que conduziram o projecto ao que hoje o define como uma plataforma cultural aberta à criação, experimentação e inovação artística, capaz de albergar a diversidade de projectos que a sua equipa de criativos tem para oferecer.
Com forte incidência no universo das Artes de Rua, a PIA tem a sua raiz …
... no teatro físico, onde o corpo, movimento e sentimento constituem os instrumentos básicos da expressão e comunicação;
… na cultura popular, que na sua multiplicidade de géneros, vai beber à memória festiva dos nossos povos, aos seus rituais e celebrações, às suas identidades;
… na intervenção plástica e poética, que adapta o corpo das criações à arquitectura do meio envolvente, tornando-as parte dos lugares que ocupa.
… na rua como "palco" por excelência, espaços públicos e não-convencionais que permitem a proximidade e acessibilidade do público às artes, tornando alcançável o seu trabalho a qualquer cidadão do mundo, independentemente de divisões sociais, raciais ou religiosas."


O PROJETO

Ligado ao Universo Ambiental de Castro Verde, na sua raridade de espécies como a abetarda e o peneiro-das-torres, entre outros, este projeto baseia-se na realização de Oficinas de Criação de Máscaras em Cartão e outros suportes, dando especial atenção à reutilização de materiais. Será seguido pela preparação de um Baile/Desfile com todas estas personagens, recorrendo às Danças Tradicionais Europeias, marcando o final deste projeto, com uma apresentação durante o Festival Entrudanças.


Objectivos

- Explicar a importância das artes como meio de expressão e comunicação.
- Construir através de uma matéria prima barata, um objecto artístico utilitário e/ou decorativo.
- Desenvolver a motricidade e sensibilidade estética.

A FESTA DO ENTRUDANÇAS

Para evidenciar o 10º ano do festival em Entradas, concelho de Castro Verde, vamos tornar o festival mais colorido e festivo. Para tal serão desenvolvidas sessões comunitárias para a conceção dos enfeites dos espaços do festival.
Este ano queremos que se sinta que o Entrudanças está em festa e nada melhor que alegrar a sua casa.
Os enfeites serão realizados entre convívio e canções, onde todos podem participar.
Em breve divulgaremos as datas para que se juntem a nós o máximo número de pessoas.

10 ANOS DE ENTRUDANÇAS EM ENTRADAS

Para assinalar esta data pedimos a participação de todos na organização da exposição fotográfica dos 10 anos do Festival em Entradas.
É fácil de participar: basta enviar fotografias de edições anteriores para marta.guerreiro@pedexumbo.com
Contamos com a colaboração de todos!