Início

Entrudanças.2016: 3 dias de tradições em transmunância



Entrudo, Música, Dança, Tradições locais. 3 dias de sorrisos, sabores e sonoridades partilhadas. Um grande obrigado a todos os parceiros, artistas, voluntários e participantes que contribuíram para o sucesso de mais uma uma edição de Entrudanças. Relembre os momentos do festival, aqui.

Mais um dia de Entrudanças



Em terra de transumâncias o Entrudo acontece como pretexto para celebrar as tradições que se renovam na música e na dança. A comunidade une-se num abraço caloroso para receber os que nestes dias confluem a Entradas, e a festa prossegue nas suas ruas e nos seus espaços: de manhã, desperta-se com uma visita à Herdade das Fontes Barbaras, ou uma oficina de Gigantones Selvagens. Aprende-se também a dançar Salsa para Scottish e a tocar Gaita de Foles. À tarde, são as ruas que se preenchem com as máscaras, os disfarces e os ritmos que o Agrupamento de Escolas elaboraram na sua interpretação do "Entrudo Chocalheiro", seguindo-se mais oficinas de dança, como samba e danças de foles. Os cantes da Planície e da Serra despedem-se dos últimos raios de sol para uma noite que se preencherá com mais oficinas, bailes e concertos. Para organizar o seu dia consulte a programação aqui. Se ainda vem a caminho, veja aqui a melhor forma de chegar. Não perca a oportunidade de provar a cozinha alentejana, com as sugestões que deixamos aqui.

Começou o Entrudanças.2016!



Tudo a postos para mais um Entrudanças. Na noite que promete ser fria já se sente o calor. São os instrumentos que se afinam, os últimos detalhes que se organizam. No Museu da Ruralidade, o  Grupo Coral As Ceifeiras de Entradas dão as boas vindas aos visitantes que vão chegando. Esta noite, para os mais novos, pinturas faciais e balões, na Biblioteca. Às  19h00, Matias com um Oficina de Iniciação ao Baile Tradicional. A noite segue com um Concerto Alentejano Cantado na Praça Zeca Afonso e um Baile com Paulo Bastos. Às 23h15 a Carpintaria do Pardal transforma-se em casa de Fado, e a noite terminará com um Baile com Rúa Del Bal. Mais sobre o programa completo aqui.

O Entrudanças.2016 começa amanhã!



O Entrudanças.2016 começa já esta sexta-feira dia 5 de Fevereiro em Entradas, Castro Verde, e para que seja um Entrudo bem celebrado, deixamos aqui algumas sugestões:
  • Trazer doses generosas de boa disposição, energia, vontade de dançar, aprender e partilhar. Fatiotas janotas, porque é Carnaval e estes dias são um bom pretexto para soltar o corpo e usar a imaginação (inspire-se  aqui  com o que a comunidade local está a preparar para o desfile). 
  • Para os que se animam com as caminhadas e os passeios, não esquecer de trazer calçado confortável, e para os que querem dançar, calçado leve, igualmente confortável (ver programa completo aqui , e  os espaços do festival  aqui ).
  • Vir preparado com agasalhos, particularmente os que vêm acampar - as noites no Alentejo podem ser bastante frias (mais informação sobre alojamento aqui). 
  • Como a chuva parece querer marcar presença, não esquecer os guarda-chuvas e, ou impermeáveis (previsão do tempo aqui). 
  • Quando a fome apertar não se esqueça de saborear a comida deliciosa que será servida na cantina, na tasca, na taberna e nos restaurantes de Entradas, e de andar com a sua caneca sempre à mão (informação sobre onde comer aqui). 
  • Se puder, partilhe o carro, ou use o Boleia.net para chegar até Entradas (ver como chegar aqui). 
  • Aproveite para provar os produtos da região, comprando o que é nosso e ajudando a promover a economia local (saiba mais sobre as nossas práticas sustentáveis e ambientais aqui).
  • E por fim, mas não por último, não se esqueça de trazer um grande sorriso e de contagiar os outros com a sua boa disposição e alegria! 
Um Entrudo bem Chocalhado para todos!

O Museu da Ruralidade de portas abertas para mais um Entrudanças



No espaço onde se preservam memórias, saber e tradição do Baixo Alentejo, abrem-se as portas a mais um Entrudanças. Esta sexta, no Museu da Ruralidade de Entradas, dar-se-à as boas vindas ao Entrudo com a inauguração da exposição "Memórias das Transumâncias de Campo Branco". O Grupo Coral As Ceifeiras de Entradas, com o Alentejo na voz e na alma,  cantarão as primeiras canções de um Entrudanças que se quer bem chocalhado.  Durante os dias seguintes as portas do Museu permanecerão abertas para petiscos na sua Taberna Tradicional, oficinas de instrumentos, cante e um bailinho acústico com Vicente Camelo e David Rodrigues. Visite o programa detalhado aqui.

Oficinas de Danças do Entrudo com Montse



Para dar ao Carnaval um toque internacional e saber como é celebrado noutras partes do mundo, nestas oficinas  poderá descobrir até 10 formas diferentes de dançar o Entrudo e terá à sua disposição 15 pandeiretas para marcar o ritmo dos bailes. Quem quiser trazer a sua poderá também fazê-lo. Um baile-oficina a não perder este domingo a partir da 11:00 hrs, na tenda do Centro Recreativo de Entradas. Mais sobre a programação detalhada do Entrudanças.2016 aqui.

Entrudanças Limpo e Sustentável



No Entrudanças procuramos reduzir o mais possível o uso de copos, pratos e talheres descartáveis, usando loiça reutilizável. Há canecas para cada participante poder usar durante o festival (evitando os copos de plástico descartados a cada utilização...). Obtenha a sua caneca no próprio festival, por empréstimo com caução. No final pode devolvê-la, reavendo o seu dinheiro. Ou traga a sua própria caneca de casa (capacidade até 20 cl, o material e a forma podem ser diversos). Mais informação sobre práticas sustentáveis no Entrudanças,aqui.

Relembrando o Entrudanças.2015

Viagens para o Entrudanças.2016



Aconselhamos todos os participantes a planearem a sua viagem e a optarem pelos formas mais sustentáveis. Para quem vai viajar de carro, sugerimos a partilha de boleias, uma forma mais ecológica, económica e convivial de viajar! Como é habitual, o Entrudanças possui uma parceria com o site Boleia.net, para que pedir e encontrar boleias seja mais fácil!

Projeto com a comunidade: "A Chocalhar o Entrudo"



O mote foi lançado e a comunidade de Entradas, entregou-se, mais uma vez, à tarefa de decorar os espaços para o Entrudanças.2016. O Entrudo será este ano bem "chocalhado" com os chocalhos de papel que estão a nascer das mãos habilidosas de um grupo de senhoras de Entradas e a equipa da PédeXumbo. Mais sobre os projetos com a comunidade aqui.

Onde Dormir no Entrudanças



Desde o conforto do quarto de um hotel, ou turismo rural, no concelho de Castro Verde, há possibilidade de ficar alojado com a população local, ou o acampamento gratuito no campo de futebol de Entradas - alojamento não será uma desculpa para perder este Entrudanças. 2016. Mais informação aqui.

Concurso de Máscaras: Entrudanças.2016



O Entrudo é uma festa do corpo (e da alma). É a preparação para a transformação que se avizinha - nos campos, na vida. É o arrumar do passado que já lá vai, em espírito de folia e celebração... Preparem os disfarces, usem a imaginação e tirem o pó às máscaras - este ano, ao exemplo de anos anteriores,  realizar-se-à no sábado, 6 de fevereiro no Entrudanças.2016, um desfile de máscaras onde o melhor mascarado/a receberá um bilhete para o Andanças.2016, para que não faltem datas para celebrar a dança, a música, a comunidade e a tradição.

Segunda Sessão do Projeto Com a Comunidade Escolar



O projecto com a comunidade escolar de Castro Verde já vai na segunda sessão e a experiência está a ser recebida com grande entusiasmo por formadores e formandos. Na área da música, Nuno Patrício está a criar uma orquestra de percussão com chocalhos e troncos de árvores nos quais os novos percursionistas criam sons e ritmos que prometem animar as ruas de Entradas, este Entrudo. Nos adereços, com Diana Regal, as lãs e os feltros, parte da história e da tradição da região, estão a ser usados para criar os caretos do desfile do Entrudanças.2016. Mais informação sobre esta iniciativa aqui.

Programação Entrudanças: Moços D'uma Cana



Começaram como alunos na Escola Secundária de Castro Verde - a aprender a construir e a tocar violas campaniças - e logo lhes ficou a vontade de continuar, em prol da defesa da construção e do toque deste instrumento,bem como do cante alentejano, realizando workshops de construção e espétáculos em torno da tradição. Neste Entrudanças.2016 os Moços d'uma Cana marcarão presença para algumas modas que se vão querer bailar. Mais informação sobre o programa completo aqui .

Programação Entrudanças: Musicalbi



Recolher, divulgar a música tradicional portuguesa, bem como a criação, ou recriação, de temas tradicionais, respeitando as raízes, são a principal característica do projecto Musicalbi de Castelo Branco. Considerado, uma das referências da nova música tradicional, o grupo foi gradualmente introduzindo novos instrumentos e novos arranjos criativos trazendo assim novas sonoridades para a música tradicional. Em palco apresenta um espetáculo vivo, alegre e contagiante. Os Musicalbi são: Carlos Salvado, António Pedro, Maria José Corte, Horácio Pio, Filipa Melo, António Lourinho e Dário Vaz. Mais informação no programa detalhado aqui.

Onde Comer no Entrudanças



Nem só de celebrações e bailaricos se faz o Entrudo, e no coração do Alentejo, os pratos que afamam a gastronomia da região não irão faltar ao Entrudanças. Para enfrentar com outro alento os vários bailes e desfiles, haverá no recinto do festival um refeitório a servir refeições vegetarianas e não vegetarianas. A Adega, espaço gerido pelo grupo Coral Feminino Ceifeiras de Entradas e a Taberna do Museu da Ruralidade, terão pratos e petiscos locais. Se estes não lhe encherem as medidas, há ainda os restaurantes A Cavalariça e o Celeiro, com as suas especialidades. Para mais informações consulte a nossa página aqui.

Programação Entrudanças: Oficinas de Danças e Ritmos Europeus



Matias será o instrutor de duas oficinas de iniciação às Danças Tradicionais onde serão ensinados os diferentes passos de dança, em par e em grupo, enraizados nos bailes tradicionais da Europa, como o Círculo Circassiano, Chappelloise, Valsa Familiar, Scottish, Bourrée a 2 tempos, danças portuguesas, entre outras. Mais detalhes da programação aqui.

Projeto comunitário com a Comunidade Escolar



Começou hoje, dia 13 de janeiro, o projeto de criação artística comunitária do Entrudanças. Neste projeto, dinamizado pelo músico percussionista Winga, será desenvolvida uma orquestra de percussão com a Comunidade Escolar do Concelho de Castro Verde, incorporando chocalhos, e onde os elementos sonoros da paisagem da planície se misturam com ritmos portugueses, africanos e brasileiros. Mais informações, aqui.

Entrudanças.2016: Programa completo!

5 a 7 Fevereiro | Castro Verde, Entradas




Bailes, concertos e oficinas de dança, animações de rua, oficinas de instrumentos e gastronomia local: no Entrudanças.2016, as ruas e as praças de Entradas, o Centro Recreativo, a Biblioteca, o Museu, as Tabernas e até Carpintarias transformam-se em palcos, onde confluem as tradições do Baixo-Alentejo com as de outras paragens. Conheça o programa completo, aqui.

Programação Entrudanças: Orquestra de Foles



A Associação Gaita-de-Foles, com Joana Gui e Margarida Agostinho, marca presença no Entrudanças.2016 com a Orquestra de Foles. Um baile-concerto com instrumentos tradicionais, muitas gaitas e um trio de percussão. O baile contará com danças desenvolvidas para o reportório da orquestra com base em danças tradicionais portuguesas, galegas e alienígenas. Mais programação, aqui.

Programação Entrudanças: Duo Milleret Mignotte



O Duo Milleret Mignotte existe desde 2008, de forma intermitente, juntam-se quando há tempo e vontade de tocarem juntos. Este duo reúne uma flauta e uma concertina, que criam um baile com os melhores padrões de repertório neo-trad.

Programação Entrudanças: Samba Sem Fronteiras



A programação do Entrudanças.2016 já começou a ser revelada e os Samba Sem Fronteiras fazem parte deste programa! Conheça aqui a programação já revelada e prepare-se para o fim-de-semana que, numa vila do Baixo Alentejo, junta tradições locais, entrudo e música e dança de várias origens!

Voluntariado no Entrudanças

Queres ser voluntário no Entrudanças? As candidaturas iniciam no dia 4 de janeiro! Todos os anos, 20 pessoas ajudam a que o Entrudanças aconteça. Com  4 horas de trabalho por dia têm direito à entrada no Festival e a uma refeição diária. Vê aqui mais informações e vem fazer o Entrudanças connosco!

A Chocalhar o Entrudo!

Em 2016, o Entrudanças terá o tema A Chocalhar o Entrudo, para “chocalhar” corpos e ideias e levar para fora tristezas e alegrias. Para nos deliciarmos com a musicalidade dos chocalhos na Planície e aproveitar um fim-de-semana preenchido por atividades. Serão 3 dias em que a programação nos leva em transumância, numa dança entre identidade local, nacional e internacional, cruzando gentes, tradições e saber-fazer de vários locais. A programação será divulgada em breve!

Entrudanças.2016

Como já é habitual, no fim-de-semana de Carnaval marca-se encontro entre Música e Dança Tradicionais, Entrudo e Tradições do Baixo Alentejo. Em 2016, o Entrudanças será de 5 a 7 de fevereiro e terá como mote A Chocalhar o Entrudo! Reserve estes dias para celebrar o Carnaval, saborear iguarias locais a bailar com amigos. Mais novidades em breve!