Início

A recordar o Entrudanças.2018!



O Entrudanças.2018 terminou deixando na memórias 3 dias muito bem passados na planície Alentejana que aqui partilhamos! Para o ano há mais.

Mais um Entrudanças a deixar saudades!



Um Entrudo diferente, mas tão Português, onde a tradição transportada aos dias de hoje se fundiu com o melhor espírito de comunidade, foi o que se sentiu e viveu nesta edição do Entrudanças! Três dias preenchidos com bailes, concertos, oficinas, desfiles, artesanato, gastronomia, amizade, sorrisos, alegria e muita cumplicidade.  Foram muitos os que tornaram esta festa e esta partilha possível: a ART - Associação de Respostas Terapêuticas, o Centro Escolar nº2, a Escola Secundária de Castro Verde, o Jardim de Infância Lar Jacinto Faleiro, o Lar Frei Manoel das Entradas, as Senhoras de Entradas, a Escola Primária e Pré-Primária de Entradas, todos os artistas presentes, parceiros da organização (Câmara Municipal de Castro Verde e a Junta de Freguesia de Entradas). Também a comunidade em geral, voluntários e participantes! - A todos, um sentido Obrigado, pois sem vocês o Entrudanças não seria possível, nem seria a festa bonita que é!

O Entrudanças já vai no segundo dia!



A chuva veio, pois é a água que celebramos neste Entrudanças. E veio também muita gente com vontade de viver mais um Entrudo em dança, partilha e folia. Hoje o dia começa luminoso com um passeio à Herdade das Fontes Bárbaras, que já está esgotado. As crianças podem aprender sobre água com o Atelier dinamizado pelo LPN a partir das 10h30 na Biblioteca e juntar-se de seguida à oficina de danças tradicionais com Hilde Van Hemelrijck no Salão CRE às 11h00. Às 14h30 solta-se um monstro aquático pelas ruas de Entradas, no desfile do Projeto Artístico com a comunidade.  Mas a tarde será de muita aprendizagem com uma oficina de Tracanholas (se não sabem o que são, nada como participarem para ficarem a saber). Às 16h00  também, faz-se uma viagem à Galiza com a oficina de  Danças de Galegas com Sérgio Cobos na Praça Zeca Afonso e outra à Bélgica com a oficina de Danças Belgas com a Hilde. Para paragens mais exóticas seguimos até à Índia com uma oficina de Danças de Bollywood com Diana Rego que começa às 17h30. A noite chega e com ela os bailes com Senhora Asem, Aqui Há Baile e Turfu. E não se esqueçam de aprimorar na máscara porque há o desfile de máscaras com um prémio fabuloso. Toda a programação aqui.

Começa hoje mais um Entrudanças!



Na noite que se antecipa fria, sente-se calor na azáfama dos últimos preparativos e no entusiasmo de que vai começar mais um Entrudanças. No Museu da Ruralidade, o Grupo Coral As Ceifeiras de Entradas dão as boas vindas aos festivaleiros. Às  19h00, no CRE,  Matias abre o programa das oficinas com uma Oficina de Danças Europeias. A noite prosegue animada com um Concerto de Magano no Museu da Ruralidade. Às 22h00 o primeiro baile do Entrudo com Fulano, Beltrano & Sicrano no Salão do CRE, seguido por Airboxes à meia noite. Mas há muito mais por descobrir pelas ruas, tascas e cafés de Entradas. Programa completo aqui e todos a mais um Entrudanças!

O Museu da Ruralidade de portas abertas para mais um Entrudanças



No espaço onde se preservam memórias, saber e tradição do Baixo Alentejo, abrem-se as portas a mais um Entrudanças. Esta sexta, dia 9 de fevereiro, no Museu da Ruralidade de Entradas, dar-se-à as boas vindas ao Entrudo com a inauguração da exposição "Máscaras de Carnaval". O Grupo Coral As Ceifeiras de Entradas, com o Alentejo na voz,  cantarão as primeiras canções de um Entrudanças em celebração da Água e  Magano animam a noite com concerto às 21h00. Durante os dias seguintes as portas do Museu permanecerão abertas para petiscos na sua Taberna Tradicional, oficinas de instrumentos, cante e um bailinho acústico com Balsol. Visite o programa detalhado aqui.

Guia para um Entrudanças Bem Passado!



O Entrudanças.2018 começa já esta sexta-feira e para que sejam três dias na mais pura folia, com zero preocupações, aqui fica um guia para mais um Entrudanças Bem Passado:
  • Trazer doses generosas de boa disposição, energia, vontade de dançar, cantar, fazer música, aprender e partilhar. Fatiota janotas, porque é Carnaval e estes dias são o pretexto ideal para soltar o corpo e usar a imaginação. Ah, e não esquecer que haverá prémio para o melhor mascarado no grandioso desfile de máscaras de sábado 10 fevereiro – uma entrada para o Festival Andanças 2018!
  • Calçado confortável recomenda-se pois como de costume passeios e caminhadas fazem parte da programação, já para não falar dos muitos bailes, oficinas, concertos, e das ruas e ruelas por onde (re)descobrir as tascas, tasquinhas, restaurantes e outros recantos da simpática e animada vila de Entradas!
  • Agasalhos para as noites frias da planície e chapéu de chuva ou impermeáveis, caso a chuva decida aparecer na edição que dedicada à Agua. Para quem tenciona acampar ou acantonar, sacos de cama quentinhos e uma manta extra - as noites alentejanas podem ser muito frias. 
  • Acampamento ou acantonamento são gratuitos e não é necessário reservar. Mas para os que gostam de outros confortos há diversas ofertas de alojamento na  zona de Castro Verde e algumas casas em Entradas que estão de portas abertas nestas datas! Para organizar dormida ver aqui sugestões.
  • Saborear a comida deliciosa do Alentejo quando a fome apertar, que será servida na cantina, nas tascas, nas tabernas e nos restaurantes de Entradas. Opções e sugestões aqui
  • Caneca sempre à mão, que Entradas limpa é mais bonita! 
  • Partilhar carro, oferecer boleia. Para além de ser uma forma de fazer novas amizades, e quem sabe encontrar par para aquela Mazurka, estará também a ajudar o planeta. Criámos um grupo de boleias para o Entrudanças.2018, e para não se perder pelo caminho veja aqui também como chegar até Entradas!
  • Provar os produtos da região comprando o que é nosso e ajudando a promover a economia local. Haverá um mercadinho na Praça Zeca Afonso, em frente ao Museu da Ruralidade de Entradas, com coisas lindas e saborosas para levar um pouco do Entrudanças e da região, no regresso a casa. 
  • Um fim de semana em família? - Ótimo! O Entrudanças é o evento perfeito para ser vivido em família. Há atividades para todas as idades e gostos. 
E por fim, mas não por último, não se esqueça de trazer um grande sorriso e de contagiar os outros com a sua boa disposição, alegria, e claro está, de dançar até cair! Programa de mão aqui (com mapa, programação, etc) para não faltar mesmo nada este Entrudanças!

Oficinas de Danças: a dançar o Entrudo!



O Entrudanças é o festival para quem gosta de dançar e aprender a dançar. Este ano o programa está recheado com diversas oficinas de dança que são um complemento aos bailes e concertos da noite (e do dia), mas também uma viagem por diferentes paragens, ritmos e compassos do mundo. Para abrir apetites dos que se querem juntar às oficinas, aqui fica o cardápio, que inclui: Danças Europeias com Matias, Danças Galegas com Sérgio Cobos, Danças Belgas com Hilde Van  Hemelrijck, Danças de Bollywood com Diana Rego, Capoeira e Danças Brasileiras com Arte Pura, Danças de Entrudo com Mercedes Prieto e Danças Urbanas com António Guerreiro. Para saber todos os detalhes do programa deste ano, consulte aqui.

Um Entrudo com o Alentejo no coração!



Com o Alentejo no coração e toda a sua tradição na alma, o Entrudanças é, ano após ano, uma homenagem à cultura que nasce ao Sul, desde o Cante, a Viola Campaniça, ao artesanato, à gastronomia e até às belas paisagens das planícies que se estendem a perder de vista. E é também um pretexto para viver os três dias na calma da planície, experienciando o programa diverso que lhe proporcionará três dias muito bem passados a Sul! Saiba aqui a programação detalhada para o Entrudanças.2018!

O Entrudanças também é das crianças!



O Entrudanças é um festival onde as famílias e os mais pequenos são muito bem vindos. Para além de todos o bailes e oficinas que divertirão miúdos e graúdos, haverá um conjunto de atividades que encantarão particularmente os mais pequenos, como uma oficina de danças tradicionais com Hilde Van Hemelrijck "Dançar, molhar-se e brincar com danças do rio ao mar, ou o  espetáculo de formas animadas através de retroprojeção e experimentação - "Planeta Mar". Haverá também Arte Circense com o Clássico de Tosta Mista em Palco Móvel e uma Oficina de Cante para famílias. Saiba tudo aqui.

A passear no Campo Branco



Nem só de música e dança se vive o Entrudanças. Aliás, o festival na sua programação diversa e multifacetada, é um convite à exploração da planície Alentejana e das surpresas que reserva. Estão agendados dois passeios (com limite máximo de participantes, para os quais é necessário fazer reserva na bilheteira do festival). A tomar nota, no sábado 10 de fevereiro, há a Visita à Herdade das Fontes Bárbaras com prova de vinhos e animação musical e no domingo 11 fevereiro, logo de manhãzinha poderá ptambém ir até ao Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho para tomar o pequeno almoço e ouvir Música com Tradição e claro, passear! Para saber mais sobre o programa deste Entrudanças clique aqui.

Já começou o projeto com a comunidade escolar de Castro Verde para o Entrudanças.2018!



Um dos objetivos do Entrudanças é que o festival fomente a aproximação com a comunidade de Castro Verde. Por este motivo, parte do trabalho de preparação do Entrudanças passa por criar uma importante componente dedicada à comunidade local, desenvolvendo-se um trabalho artístico-comunitário que reforça o sentimento de pertença  da comunidade ao projeto e que posteriormente se revela na hospitalidade com que os participantes são recebidos. O resultado deste projeto revela-se também num desfile de Entrudo, com todas as escolas e associações participantes a animarem e darem cor às ruas de Entradas!  As primeiras sessões tiveram já lugar nos dias 15 e 16 de janeiro e continuarão nas próximas semanas! Mais novidade em breve!

Voluntariado Entrudanças.2018: Candidaturas Abertas!



Estão abertas as candidaturas para voluntariado no Entrudanças.2018!  Todos os anos, 20 pessoas ajudam a que o Entrudanças aconteça, dedicando 4 horas do seu dia às diferentes tarefas que ajudam a que o festival aconteça. Em troca oferecemos entrada para os três dias no festival e a uma refeição diária. Entre os dias 15 e 28 de janeiro os interessados poderão candidatar-se preenchendo o seguinte formulário, ou obter mais informações aqui . Vem fazer o Entrudanças connosco!

Entrudanças.2018: Programa completo!



Para começar a planear os três dias do melhor do Entrudo da planície alentejana, partilhamos o programa do Entrudanças.2018.  Três dias de oficinas, bailes, cante alentejano, concertos e muito mais para explorar aqui.

A Celebrar a Água no Entrudanças.2018!



Em 2018 o Entrudanças que decorre de 9 a 11 de fevereiro, na sua 15ª edição na simpática vila de Entradas, evoca a água numa festa que marca a mudança de ciclo, de transição, de preparação para a Primavera de mais um ano. Abracemos assim a festa do Entrudo como pretexto para comemorar a sua simbologia e a sua importância e divaguemos aqui um pouco nas suas histórias e estórias!

Primeiros nomes confirmados no Entrudanças.2018!



Vem aí mais um Entrudanças e com ele três dias de grande animação, dança e música. Em processo de fechar todos os detalhes do programa deste ano, podemos já confirmar alguns nomes que irão proporcionar momentos de dança inesquecíveis, e que serão o pretexto ideal para por em prática os passos aprendidos nas oficinas de dança que em breve também revelaremos, ou simplesmente para bailar muito. Aqui  Há Baile , Fulano, Beltrano & Sicrano, Raphael Decoster, Senhora Asem e Turfu!

Boleias para o Entrudanças.2018!



Já começaram a pensar na melhor forma de chegar ao Entrudanças? Este ano voltámos a criar um grupo de Boleias no Facebook Entrudanças.2018, para facilitar a partilhar de boleias! Aconselhamos a planearem a vossa viagem optando por meios mais sustentáveis de chegar ao festival e para quem vai viajar de carro, sugerimos a partilha de boleias, uma forma mais ecológica, económica e convivial de viajar! Vemo-nos todos em Entradas!

A recordar o Entrudanças.2017!

Entrudanças.2018 com datas marcadas!



O Entrudanças.2018 já tem datas marcadas! De 9 a 11 de fevereiro, a simpática vila de Entradas volta a receber o festival de inverno da PédeXumbo, celebrando o Entrudo, a comunidade, a tradição a música e a dança. Com a "Água" como tema, em breve anunciaremos mais detalhes. Mantenham-se atentos e acompanhem também o facebook do festival aqui.